Torta de maçã clássica

BlogTragaAsVelas

Torta de maçã é uma de nossas sobremesas favoritas. Leve, crocante e de aroma incrível, servimos essa torta como sobremesa de domingo ou até mesmo acompanhada de um chá no café da tarde. Para acompanhar, variamos entre sorvete de baunilha, creme inglês e por que não Eierlikör (licor de ovo alemão, conhecido por agradar o paladar feminino e combinar muito bem com sobremesas). Quanto ao recheio de maçã, as possibilidades são inúmeras. Você pode combinar as variedades de maçã ou manter um único tipo. O mesmo vale para a seleção e a quantidade de especiarias. A receita da massa, no entanto, deve ter sua precisão mantida, assim como os truque do amido de milho no recheio, que previne que o suco da maçã comprometa o cozimento adequado da massa da torta. Vale ressaltar que a massa dessa delícia é parte do livro Jamie em casa, do chef Jamie Oliver. Você pode acessar a receita original clicando aqui.
Divirta-se no preparo e aprecie todo o sabor e aroma dessa delícia!

Massa podre do Jamie Oliver

(Segue abaixo a receita de meia porção da massa do Jamie. Para tortas de tamanho regular ou grande, dobre a receita da massa e do recheio)

Ingredientes

250g de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro (peneirado)
125g de manteiga sem sal (gelada e cortada em cubos)
1 ovo (ligeiramente batidos)
Uma borrifada de leite (se necessário)
Raspas de limão (opcional)

Modo de preparo 

Em um recipiente, misture a farinha e o açúcar de confeiteiro peneirado. Adicione os cubos de manteiga e mexa com as pontas do dedos até formar uma espécie de farofa. Acrescente o ovo e mexa até formar uma massa mais homogênea, mas não misture demais! Para uma massa mais crocante e sequinha, a massa não pode ser trabalhada demais, caso contrário se torna elástica quando assada.
A borrifada de leite deve ser adicionada caso a massa fique seca demais após os acréscimo do ovo. Normalmente, não precisamos contar com a ajuda do leite. Embrulhe a massa em plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio da torta.

Recheio

Ingredientes

3 maçãs Fuji
1 maçã Pink Lady
2 colheres (sopa) de açúcar (refinado, demerara ou mascavo)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
meia colher (sopa) de amido de milho
um quarto de xícara (chá) de água
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo moído
1 pitada de noz-moscada ralada na hora

Modo de preparo 

Uma vez higienizadas, descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias médias. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione as maçãs fatiadas, o açúcar, o suco de limão, as especiarias e a água. Cozinhe por aproximadamente 7 minutos, até a maçã ficar mais macia, mas ainda mantendo seu formato. Peneire o amido de milho por cima e mexa delicadamente até o suco formado engrossar. Transfira para um recipiente e deixe esfriar.

Montagem

Retire a massa da geladeira e deixe descansar por 5 minutos caso esteja muito dura. Com o rolo, abra a massa entre dois plásticos para não grudar na bancada nem no rolo. Use aproximadamente dois terços da massa para cobrir a forma e o restante para as tiras de cima. Depois de transferida a massa para a forma, faça furos no fundo com um garfo e tire o excesso de massa dos lados. Coloque o recheio de maçã e decore com as tiras feitas com o restante da massa. Pincele com uma gema de ovo e polvilhe um pouco de açúcar demerara (opcional) para uma maior crocância. Deixe a torta descansar na geladeira por pelo menos meia hora e enfim leve ao forno preaquecido a 180°C/200ºC até dourar.

Comments

Popular Posts