Bolo Rainha Victoria da Mary Berry / Mary Berry's Victoria Sponge Cake


Victoria sponge cake ou Victoria sandwich integra o menu tradicional do afternoon tea ou chá da tarde inglês. Acredita-se que o bolo é assim chamado por ter sido um dos favoritos da rainha Victoria (1819-1901), símbolo do Império Britânico e cujo reinado é o segundo mais longo da história da coroa britânica (ficando atrás somente da Rainha Elizabeth II). Provamos essa delícia pela primeira vez no castelo de Dover, na Inglaterra, bem próximas da torre do castelo. Um ano depois, decidimos experimentar a receita em casa e, para nossa surpresa, nossa versão não deixou nada a desejar! Ainda que os ingredientes sejam muito diferentes das versões britânicas, o sabor do nosso bolo ficou muito próximo ao original e tão gostoso quanto. A receita é da massa é da Mary Berry e está disponível em diversos sites. Inserimos abaixo o endereço da página onde encontramos a receita. Para o recheio, fizemos uma geleia com morangos orgânicos, mas, se preferir, você pode utiliza uma geleia comprada. O creme também é opcional, muitas receitas levam apenas a geleia. Para esta receita, combinamos alguns ingredientes que tínhamos em casa, como nata e cream cheese. Com receio de que o bolo ficasse seco muito rapidamente, fizemos uma calda de açúcar com gin e raspas de tangerina. É opcional.

 


Victoria sponge cake do café do castelo de Dover, na Inglaterra.

To access the original recipe, click here.

Você pode acessar a receita original, em inglês, clicando aqui.

Ingredientes da massa (Mary Berry)

225g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
225g de farinha de trigo com fermento*
225g de açúcar refinado
4 ovos
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Ingredientes do recheio

250g de geleia de morango**
150g de nata ou creme de leite fresco batido
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
40g de cream cheese (opcional)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte duas formas redondas de 18 cm de diâmetro. Em um recipiente, misture a farinha de trigo com fermento mais as 2 colheres (chá) de fermento. Reserve. Na batedeira, combine a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme homogêneo. Acrescente os ovos, um a um, e, em seguida, acrescente a farinha em velocidade baixa. Divida igualmente a massa nas formas e leve o forno até dourar. Quando prontos, deixe os bolos esfriarem completamente.
Para o recheio, combine a nata ou creme de leite batido, o açúcar de confeiteiro, a essência de baunilha e o cream cheese. Reserve.
Para a montagem***, cubra uma massa com o creme e, em seguida, espalhe delicadamente a geleia de morango por cima. Coloque a outra massa por cima e peneire açúcar de confeiteiro para decorar.

*Para cada xícara de farinha de trigo peneirada, acrescente 1/4 de colher (chá) de sal e 1 + 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó, também peneirados.
**Melhor ainda é uma geleia caseira. Numa panela, combine 500g de morango congelado, 150g de açúcar demerara e 1 colher (chá) de suco de limão. Deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até atingir a textura de geleia. Acrescente mais açúcar, caso a geleia não fique muito espessa ou se seus morangos não forem muito docinhos.
***Antes de espalhar os recheios, você pode umedecer o bolo com uma calda de açúcar (e gin). Em uma panela pequena, combine meia xícara de água, 3 colheres de açúcar demerara, raspas de uma tangerina. Ferva até dar uma leve engrossada e incorporar bem os sabores e, por último, acrescente 2 colheres (sopa) de gin (opcional). 

Comments

Popular Posts